Business

Principais tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis de 2012

Surgimento de aplicativos somente para celular

À medida que mais e mais aplicativos projetados para uso em PC foram transferidos para telefones celulares, surgiram muitos problemas relacionados ao uso e funcionalidade de tais soluções. Nesse ponto, muitos desenvolvedores e usuários sugeriram a introdução de soluções apenas para dispositivos móveis, porém a maioria das empresas não buscou agressivamente a questão devido às oportunidades comerciais limitadas do segmento durante os primeiros anos de mobilidade. Avançando rapidamente para 2012, surge uma situação completamente diferente na qual as empresas de desenvolvimento de software estão competindo entre si para desenvolver os melhores aplicativos para telefones inteligentes. Em 2012, além de testemunhar um aumento significativo no desenvolvimento apenas para dispositivos móveis, o mercado também testemunhou as seguintes tendências, que continuarão a afetar o mercado de desenvolvimento de software até o ano de 2013 e além.

Mensagens instantâneas móveis

Os usuários móveis muitas vezes se sentiram enganados por suas operadoras devido a cobranças cobradas sobre as mensagens enviadas de seus telefones. Mesmo o BlackBerry Messenger (BBM) altamente seguro e usado globalmente exigia uma taxa de assinatura para uso. No caso dos PCs, os usuários tinham o Skype, que também funcionava em muitos smartphones, mas a nova geração de usuários queria algo ainda melhor. Devido à necessidade de tais aplicativos, 2012 testemunhou a introdução de vários aplicativos de mensagens instantâneas móveis, entre os quais o WhatsApp surgiu como o mais popular. Esses aplicativos permitiram que usuários de smartphones se comunicassem entre si, independentemente da plataforma operacional (Android ou iOS/iPhone) e com custos mínimos.

Publicidade móvel

As empresas on-line costumam criar um site móvel separado para garantir que cortejam adequadamente os usuários da Internet móvel. Isso por si só oferece uma oportunidade de atender a um público-alvo exibindo anúncios especificamente para usuários móveis. Em 2012, muitos recursos de desenvolvimento de aplicativos móveis foram focados no desenvolvimento de aplicativos, o que auxiliou o processo de publicidade móvel. Além disso, esses aplicativos também fornecem dados importantes do consumidor para a empresa envolvida na implantação do aplicativo para executar anúncios em seu site móvel.

Monitoramento de integridade móvel

Esses aplicativos variam de aplicativos de smartphone relativamente simples, que fornecem informações como sua TMB e informações de ingestão de calorias, até aplicativos muito mais complexos que monitoram continuamente a frequência cardíaca, o nível de oxigênio no sangue, etc. Esses aplicativos são um mercado emergente com potencial significativo para desenvolver ainda mais no futuro recente. Espera-se que o principal alvo desses aplicativos inclua profissionais de saúde, além de usuários happymod apk casuais de telefones inteligentes. Os aplicativos atualmente disponíveis são relativamente menos precisos e geralmente fornecem apenas valores aproximados. A partir de 2013, os usuários podem esperar uma variedade de aplicativos móveis de monitoramento de saúde, que são mais precisos e fáceis de usar.

Serviços baseados em localização

Esta é definitivamente uma área em que os telefones inteligentes revolucionaram completamente nossa existência. Mapas e aplicativos relacionados são agora um grampo para todos os telefones inteligentes – uma necessidade definitiva para usuários móveis que viajam muito, bem como aqueles que navegam dentro das cidades para trabalho ou lazer. Os serviços baseados em localização atualmente disponíveis fornecem uma ampla gama de informações, como endereços/localizações de mapas de hospitais próximos, lanchonetes, pequenas empresas e muito mais. No entanto, nem todas as empresas acertam na primeira vez, como vimos no caso do Apple Maps. O Google ainda é o líder indiscutível neste campo e outras empresas de desenvolvimento de software móvel continuarão tentando melhorar suas ofertas atuais em 2013.

Comments Off on Principais tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis de 2012